quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Valença: vereadores cassados recorrem ao STF


O advogado Norberto Campelo informou nesta quarta-feira (18) que vai entrar com o Recurso Extraordinário no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou os mandatos de seis vereadores de Valença (210 quilômetros ao sul de Teresina).
A decisão do TSE foi dada em sessão na noite desta terça-feira (17), em processo por suposto uso de candidaturas laranjas de mulheres nas eleições municipais de 2016. De acordo com a denúncia, cinco mulheres teriam sido lançadas candidatas a vereadoras apenas para justificar o cumprimento da legislação eleitoral que obriga os partidos a destinarem 30% das vagas para candidatas femininas. 
Pela decisão do TSE, foram cassados os diplomas dos 29 candidatos a vereador das coligações denunciadas, dos quais seis vereadores eleitos - Nonatin Soares (PSDB), Benoni Sousa, Ariana Rosa, Fatima Caetano, Stenio Rommel e Leonardo Nogueira. Norberto Campelo argumenta que as candidatas mulheres que fizeram campanha e foram eleitas (Ariana Sousa e Fátima Caetano) não podem ser prejudicadas na questão em pauta.
Segundo ele, será protocolado o recurso no Supremo com pedido de medida cautelar para suspender os efeitos da decisão do TSE, para manter os vereadores nos mandatos até pronunciamento final do STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário